Notícias

Acompanhe aqui todas as nossas novidades!

09 Jun 2023

Cia Truks leva espetáculo “Isso é Coisa de Criança” e oficinas gratuitas para escolas de Santa Catarina

Espetáculo infantil fará 30 apresentações entre São Francisco do Sul e Joinville

Crianças são poetas! Quem faz a afirmação é a CIA TRUKS que, a partir de oficinas realizadas com centenas de pequenos, concebeu Isso é Coisa de Criança, peça que será apresentada de 12 a 30 de junho em escolas públicas de São Francisco do Sul e Joinville, em Santa Catarina. A montagem emociona com histórias e imagens incríveis saídas da imaginação infantil, repletas da mais pura poesia. O projeto é patrocinado pela ArcelorMittal Vega, via Fundação ArcelorMittal. 
Isso é Coisa de Criança nasceu da vontade da companhia de criar uma peça que fosse feita apenas e tão somente a partir de cenas criadas por crianças. O projeto, de mesmo nome, foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo. Após dezenas de oficinas para crianças de vários centros de acolhimento, o espetáculo foi concebido com o objetivo de materializar as ideias e imagens criadas por elas em seus exercícios cênicos.

Estarão em palco o bule que produz o suco que a imaginação mandar, um balé de peixes sapatos, o menino que pulava até as nuvens, entre tantas outras bonitas propostas das crianças, que resultam em cenas incríveis, pela sua riqueza criativa, cheias de humor e poesia

Oficinas

O grupo também irá realizar seis oficinas gratuitas, sendo quatro em Joinville e duas em São Francisco do Sul. Essas oficinas têm como objetivo compartilhar o processo de trabalho do espetáculo "Isso é Coisa de Criança". Destinadas a educadores e pessoas interessadas na arte, as oficinas proporcionarão um amplo instrumental para que os participantes possam multiplicar o projeto em suas próprias cidades.

Durante a oficina, os participantes serão presenteados com um exemplar do livro da cia e vivenciaram o "jogar" em cena com objetos de uso diário. A proposta é criar situações e enredos ora poéticos, ora divertidos, utilizando-se da criatividade e originalidade presentes no universo infantil. Por meio de provocações criativas, os participantes serão incentivados a extrair suas fantasias, resoluções criativas para conflitos e novas formas de uso de linguagens, resultando na criação de suas próprias cenas. Tudo isso será realizado em um clima de jogo e brincadeira, para que possam aplicar essa vivência posteriormente em suas atividades com alunos ou grupos teatrais.

A duração de cada oficina será de aproximadamente duas horas. Para mais informações sobre horários e inscrições, entre em contato através do e-mail: truks@uol.com.br


Sobre o patrocínio

A ArcelorMittal Vega, via Fundação ArcelorMittal, patrocina o projeto Isso é Coisa de Criança - Pronac 191374, da Cia. Truks, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.


Ficha Técnica

Direção e Coordenação geral do projeto: Henrique Sitchin.
Roteiro e Cenografia: Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas.
Trilha Sonora: Henrique Sitchin e Aguinaldo Rodrigues.
Elenco: Aguinaldo Rodrigues, Gabriel Sitchin, Thais Rossi e Rogério Uchoas.
Confecção de bonecos, cenografia e efeitos especiais: Mateus Bonassa, José Valdir Albuquerque, Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas.
Produção: Sendero Cultural | Adryela Rodrigues.

Serviço

Espetáculo: Isso é Coisa de Criança + oficinas. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre para todos os públicos. Em São Francisco do Sul  e Joinville, Santa Catarina. 30 apresentações (sendo 10 em São Francisco do Sul e 20 em Joinville). De 12 a 30 de junho. Patrocinador: ArcelorMittal.

VOLTAR

EXPEDIÇÃO PACÍFICO

Dia 24/01, 15:00 horas, começava um espetáculo que me surpreendeu absurdamente: "Expedição Pacífico" (no Festival Em janeiro teatro pra criança é o maior barato, em São José do Rio Preto, SP). Quanta delicadeza, quanta informação, quanta realidade sem que nenhuma palavra tivesse de ser dita. Minha filha, Luisa, tem apenas 6 anos e se impressionou com a peça. Primeiro por não haver falas, segundo porque os personagens estavam com fome e não tinham o que comer, depois com a magia da imaginação que transformava plástico em quase tudo o que se queria. Riu com a galinha, maravilhou-se com a bailarina, surpreendeu-se com outros animais e desesperou-se com a gaivota coberta de óleo. Sim, desesperou-se, chorou e não conseguia entender por que estavam sujando o oceano. Mais ao fim do espetáculo, quando a esperança havia brotado da semente e os personagens estavam finalmente felizes embaixo da árvore, veio um mar de lixo e ela voltou a chorar e a não querer ver uma montanha de plástico se formar no oceano. Conheço minha filha, ela chorava mesmo, não era exagero dela. De repente, tudo o que sempre conversamos sobre a necessidade de preservar a natureza, de reciclar e de não consumir tanto passou a fazer sentido para ela, pois até então era algo distante dela, um discurso somente. "Expedição Pacífico" foi um choque de realidade que mostrou ser verdade tudo o que eu e o pai dela falávamos. E ela entendeu, mas creio que também se sentiu impotente, porque viu que o lixo era muito. Terminada a peça, fomos tirar fotos com os atores (Gabriel e Rogério) e ela ainda chorava. O que posso dizer? Os dois foram muito carinhosos com a Luisa, consolaram-na e disseram que é possível fazer algo, que se cada um fizer sua parte, a poluição vai acabar. Depois da conversa, ela se acalmou, mas reforcei a ideia de que os personagens não tinham nem mesmo o que comer e que sofriam por conta do consumismo de todas as outras pessoas, que para eles sobrava apenas o lixo, mas que plástico não se come. Falei sobre dividir e ela, que comia um lanchinho, olhou para a comida e disse: "Devia ter divido com eles, eles ainda estão com fome". Parabenizo pelo lindo trabalho, nós amamos.

Cristiane (mãe da Luisa de São José do Rio Preto) - 27/01/2017

EXPEDIÇÃO PACÍFICO

Olá, gostaria de parabenizar a todos os envolvidos pela peça Expedição Pacífico, dar vida a objetos inanimados além de desafiador é mágico quando feito de coração. Meu filho se emocionou com o final e finalmente ouvi dele que gostou de uma peça de teatro rsrs. Obirgado por nos proporcionarem essa bela experiência.

Henrique - 18/01/2017

SONHATÓRIO

Olá pessoal. Fui com o nosso Centro de Educação Infantil (Max Scheidemantel) assistir o espetáculo Sonhatório no Teatro Carlos Gomes / Blumenau - SC. Muito legal!! Parabéns para todos que estavam envolvidos. Já indiquei para meus amigos levarem seus filhos. Grande abraço a todos.

Abdul Joari Lima - 07/11/2016

CONSTRUTÓRIO

Como o meu pequeno adora tudo que é relacionado a construção, resolvi levá-lo p/assistir \"CONSTRUTÓRIO\". E não deu outra! ELE AMOU...Deu muita risada, e até nós adultos achamos tudo muito divertido! estão de parabéns...

Elaine Pirovani - 02/05/2014

A BRUXINHA

É simplesmente fantástica essa apresentação, são extremamente talentosos, eu pude assistir uma vez na escola onde eu sou professor, e assistiria outras mil vezes mais se eu tivesse a oportunidade. Parabéns, vocês são talento puro!

Caique Ventura - 07/10/2023

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.