Notícias

Acompanhe aqui todas as nossas novidades!

21 Out 2023

Cia. Truks leva "Isso é Coisa de Criança" para Lençóis Paulista e Macatuba

Espetáculo infantil terá 16 apresentações gratuitas em escolas públicas e instituições das duas cidades do interior de SP

A Cia. Truks apresenta seu espetáculo “Isso é Coisa de Criança” de 24 de outubro a 14 de novembro em escolas públicas e instituições de Lençóis Paulista e Macatuba, Interior do Estado de São Paulo.

A montagem emociona com histórias e imagens incríveis saídas da imaginação infantil, repletas da mais pura poesia. No dia 11 de novembro, as duas apresentações (14h e 18h) e a oficina (15h30) no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico, em Macatuba, serão abertas ao público em geral. O patrocínio é da Zilor.

 

"Isso é Coisa de Criança" nasceu da vontade da companhia de criar uma peça que fosse feita apenas e tão somente a partir de cenas criadas por crianças. O projeto, de mesmo nome, foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo. Após dezenas de oficinas para crianças de vários Centros de Acolhimento, o espetáculo foi concebido com o objetivo de materializar as ideias e imagens criadas por elas em seus exercícios cênicos. Estarão em palco o bule que produz o suco que a imaginação mandar, um ballet de peixes sapatos, o menino que pulava até as nuvens, entre tantas outras bonitas propostas das crianças, que resultam em cenas incríveis, pela sua riqueza criativa, cheias de humor e poesia.

Oficinas

Além das apresentações do espetáculo, no dia 9 de novembro, às 18h, em Macatuba, e no dia  14 de novembro, às 17h45, em Lençóis Paulista, será realizada a oficina Teatro de Objetos para Educadores.

A oficina irá oferecer aos participantes condições e instrumentais para que possam “jogar” em cena com objetos de uso diário, criando situações ou enredos ora poéticos, ora divertidos, e certamente muito originais, a exemplo do que fazem rotineiramente as crianças.

Nessa oficina é feita uma série de “provocações criativas” que almejam extrair dos participantes as suas fantasias, resoluções criativas para conflitos e novas formas de uso de linguagens, criando as suas cenas particulares, sempre em um clima de jogo e brincadeira, de forma que depois possam aplicar a vivência com seus alunos e ou grupos teatrais.

Todo o processo é baseado no Projeto Isso é Coisa de Criança, empreendido pela Cia Truks entre 2016 e 2017. Na ocasião o grupo ministrou essas mesmas oficinas para crianças, experiência que também será compartilhada com os educadores.

Já no dia 11 de novembro, às 15h, em Macatuba, entre as duas sessões abertas ao público no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico, será ministrada a oficina Teatro de Objetos para Pais e Filhos, um jogo teatral que permite a criação de cenas inusitadas, criativas e, no mínimo, originais. 
Aqui se constrói uma nova relação do ator com o objeto que, por sua vez, deixa de ser adereço de cena para transformar-se em um símbolo, ou uma criatura viva, em um jogo que é imediatamente aceito e criativa e divertidamente jogado pelas crianças. Um grampeador de papéis pode ser um jacaré feroz, um borrifador de água pode ser um camelo prestes a atravessar um grande deserto, algodões podem ser pintinhos, um chapéu preto pode ser uma bruxa má, e assim por diante.
A oficina irá oferecer aos participantes a possibilidade de desenvolvimento de uma série de jogos muito divertidos, feitos com objetos de uso diário, além de promover uma bonita interação entre pais e filhos, através do BRINCAR, que reforça sobremaneira os seus laços afetivos.

 


Ficha Técnica

Direção e Coordenação geral do projeto: Henrique Sitchin. Roteiro e Cenografia: Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Trilha Sonora: Henrique Sitchin e Aguinaldo Rodrigues. Elenco: Aguinaldo Rodrigues, Gabriel Sitchin , Thais Rossi e Rogério Uchoas. Confecção de bonecos, cenografia e efeitos especiais: Mateus Bonassa, José Valdir Albuquerque, Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Produção: Sendero Cultural | Adryela Rodrigues.
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre para todos os públicos

Serviço

Espetáculo: Isso é Coisa de Criança + Oficinas 
Patrocinador: Zilor
LEI DE INCENTIVO: Pronac 191374, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução. 
Cidade de realização: Lençóis Paulista e Macatuba, interior de São Paulo.
Quantidade de Apresentações: 16 apresentações (sendo 8 em Lençóis Paulista e 8 em Macatuba).
Período de realização: de 24 de outubro a 14 de novembro.
Confira nossa agenda:

 

 

 

Lençóis Paulista

24/10 – Terça-Feira
10h e 14h
EMEIF Maria Tereza da Silva Coelho Jacon 
Rua João Coneglian, 304, Jardim Caju II
_____________

25/10 – Quarta-Feira
10h e 14h
EMEIF Nelson Brollo
Rua Edgar Principe Penhafiel, 10, Jardim Monte Azul
_____________

13/11 – Segunda-Feira
10h e 14h
EMEIF Írma Carrit
Rua Bahia, 278, Jardim Cruzeiro
_____________  

14/11 – Terça-Feira
10h e 14h e Oficina das 17h45 às 19h45
EMEF Helder Paccola
Rua Arthur Prado de Lima, 20 - Jardim Primavera
_____________


Macatuba

08/11 – Quarta-Feira 
10h e 14h
E.M. Waldomiro Fantini 
Avenida Brasil, 665, Jardim Europa    
_____________

09/11 – Quinta-Feira 
10h e 14h e Oficina das 18h às 20h   
E.M. Odila Galli Lista
Rua João Batista Cavalari, 844, Centro        
_____________

10/11 – Sexta-Feira 
10h e 14h 
Caic e Creche Caic
Rua Lourenço Bento, 397, Jardim Bocayuva      _____________
 
11/11 – Sábado – Apresentações e oficina abertas ao público em geral
14h e 18h e Oficina às 15h30
Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico
Av. Cel. Virgilio Rocha, 525, Jardim Capri

VOLTAR

A BRUXINHA

Chegaram as férias e com elas a necessidade de criar um roteiro cultural para nosso filho. Tive a grata surpresa de saber que teria uma apresentação da Cia Truks em um teatro de São Paulo. "A Bruxinha" foi a oportunidade de conhecer pessoalmente o maravilhoso trabalho lúdico e poético que há anos ouvia falar na TV, ou lia nos jornais e revistas. Foi um grande prazer assistir essa apresentação feita por pesssoas que tem esse mesmo prazer em atuar e dar vida àqueles bonecos. No final fica o gostinho de "quero mais". E quer saber? Após uma visita na página da Cia., no outro dia lá estávamos nós novamente em outro espetáculo, agora no "Acampatório". E como é divertido! Conseguimos em dois dias assistir a primeira e a última produção da Cia. Truks. O formato mudou, mas a alma e delicadeza como as histórias são contadas continuam as mesmas. No final, a platéia era formada apenas por crianças, sejam elas de 3, 40 ou 70 anos (como o caso dos meus pais, que nos acompanharam). Parabéns aos atores e outros profissionais da Truks, e muitíssimo obrigado pelos breves momentos de nossa infância! Ah, notei em ambas as apresentações a presença de um mesmo senhor com rosto familiar na platéia. Desconfiava que era da produção, mas depois, com a ajuda do nosso amigo Google, descobri que se tratava do pai da Cia. Truks, o senhor Henrique Sitchin. E que pai orgulhoso deve ser! Ele deve ter se divertido tanto, ou até mais do que os outros que estavam ao seu redor. Isso porque não há nada mais gostoso do que provocar a risada de uma criança.

Ivo Nikaitow - 30/07/2016

POR UMA ESTRELA

hj fui com os meus filhos assistir\r\npor uma estrela , no sesi franca sp ..\r\nadoramos , vcs estam de parabens ...\r\nobrigado por existir pessoas como vcs \r\nq nos tras a alegria a imaginação,etc\r\nmuito obrigado pelo dia maravilhoso !!!esperamos em breve assistir de novo ...

WALTER ZUANAZZI JUNIOR - 20/04/2013

EXPEDIÇÃO PACÍFICO

Obrigado pela tarde fantástica dada a nós no SESC Santo André. Que o riso seja sempre a assinatura da dupla. Saibam que nossa imaginação foi renovada a ver o que vocês fazem com tanta paixão e criatividade. Com imensa gratidão, Leandro e Famí­lia.Zoo-Ilógico )

Leandro Lima - 15/09/2014

ÚLTIMA NOTÍCIA

Hoje foi um dia especial, levei meu filho de 4 anos ao teatro pela primeira vez. E foi uma experiência gratificante, o espetáculo Última Notí­cia é lindo e divertido. Rimos muito, e o Daniel não pará de falar na baleia engolindo o tubarão, rsss. Parabéns pelo trabalho! Continuem em frente trazendo momentos alegres por onde passam

Adriana - 16/06/2014

OS VIZINHOS

Olá! Adorei apresentação no Céu Paraíso -Guarulhos Encantada com a genialidade em transformar coisas simples em uma grande aventura! Parabéns!

Amanda - 10/06/2016

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.