Notícias

Acompanhe aqui todas as nossas novidades!

13 Ago 2023

Dados do novo Anuário de Segurança Pública revelam crescimento perturbador da violência infantil no país

Como podemos proteger nossas crianças diante do alarmante aumento da violência infantil

A 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública acaba de ser lançada, reunindo informações e dados estatísticos relacionados à segurança pública no Brasil. O anuário é produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e é uma fonte importante de referência para analisar e compreender a situação da criminalidade e da violência no país.

Apesar das quedas em muitas áreas, a triste notícia é que a violência contra mulheres, crianças e adolescentes cresceu em números alarmantes no país. Em 2022, o maior número de estupros da história foi registrado, com um crescimento de 8,2% em relação a 2021. Ainda mais preocupante, 76% dos casos envolvem vítimas com menos de 14 anos de idade. Esses dados são fundamentais para entender como as crianças são vítimas e quais ações o poder público e a sociedade civil podem tomar para coibir esse tipo de crime.

Surpreendentemente, 68,3% dos casos de abuso acontecem dentro da residência da vítima, contrariando a percepção comum. Muitas vezes, os agressores são pessoas conhecidas, e até mesmo familiares. Entre as vítimas de 0 a 13 anos, 86,1% dos agressores são conhecidos e 64,4% são familiares.

Segundo o jornalista José Roberto de Toledo, "Isso torna esse tipo de crime especialmente difícil de combater, porque não adianta aumentar o efetivo policial, comprar equipamentos extras para a polícia ou realizar desfile de viatura. Nada disso vai ajudar a combater esse tipo de crime, porque ele se dá não nas ruas, mas principalmente dentro de casa com familiares e conhecidos. É um problema muito mais complexo e difícil, para o qual não temos nenhuma política pública sendo implementada com resultados. Pelo contrário, a tendência é de crescimento."

A exploração sexual infantil, que inclui crimes como prostituição infantil, pornografia infantil, turismo sexual e tráfico de crianças para fins sexuais, também cresceu alarmantemente 16,4%. Outro dado preocupante é que as vítimas de exploração sexual estão ficando mais novas: em 2022, 58% das vítimas tinham 14 anos, enquanto no ano anterior eram 15 anos.

E o pior: de acordo com um estudo do IPEA, menos de 10% dos casos chegam às delegacias. Os 75 mil casos mencionados pelo Anuário são apenas aqueles que chegaram a ser registrados como boletim de ocorrência. Ou seja, os números são assustadoramente maiores.

Movidos pela urgência de combater esse quadro tão nefasto, a Cia Truks criou, em parceria com a autora Caroline Arcari, a adaptação do livro "Pipo e Fifi" para os palcos. O objetivo do trabalho é justamente tratar a questão do abuso sexual contra crianças, de forma que possamos contribuir para ampliar a capacidade de autoproteção de crianças e adolescentes. Os simpáticos e cativantes personagens Pipo e Fifi explicam, de forma lúdica e divertida, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas, para crianças a partir de 3 anos. Utilizando o nosso já tradicional teatro de bonecos, buscamos acessos ao que chamamos de “universo infantil”, para conversarmos diretamente com as crianças, e dessa forma lutarmos por um futuro mais seguro e saudável para todas elas.


Fontes:

Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/

Podcast Foro de Teresina. Episódio 262. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/radio-piaui/foro-de-teresina/

VOLTAR

VOVÔ

eu fui em tres peças com a minha irma e a minha mae.Eu achei incrivel!quando a gente assiste a gente percebe que cada detalhe da peça é especial , feito com muito carinho e ...Muitos parabens Cia Truks !Desejo muito alegria a todos ! bjs

Yasmin - 13/08/2014

SONHATÓRIO

Truks foi no Anglo de Osasco10/10/2013) e apresentou o teatro \"Sonhatório\". Achei DEMAIS, amei a peça! Achei criativa,animada, fofa, etc... Gostaria de ver outra apresentação! Mas o que importa é que foi MARAVILHOSA, amei e quero dar os parabéns para os atores e para todos que ajudaram a fazer essa peça!!!!!!!!!!! Bjs,Bruna!

Bruna Ferreira Pedroso - 15/10/2013

ÚLTIMA NOTÍCIA

Sou de Ribeirão PiresPAULISTA) , fomos assistir a peça a última notí­ciano final de março 2015 Eu e meus 3 filhos a Eloá de 13 anos, o Enrique de 5 anos e a Eliza de 1 ano. Impressionante como o espetáculo agrada as várias idades...adoramos

Amanda Bavaro - 14/04/2015

VOVÔ

OS ATORES DA CIA TRUKS ESTíƒO DE PARABéNS PELO ESPETíCULO VOVí”! ASSISTI ONTEM NO SESC DE ARARAQUARA COM MINHA FILHA E AMIGOS, E CONFESSO QUE ME EMOCIONEI E ME DIVERTI COM O TEATRO! LINDA HISTí“RIA... COMO NOSSOS VOVí”S SíƒO IMPORTANTES PARA Ní“S... TANTA COISA PARA NOS CONTAR... ME FEZ SENTIR MAIS SAUDADES AINDA DO MEU AVí”...

THATIANA - 05/10/2015

EXPEDIÇÃO PACÍFICO

Em comemoração ao dia das crianças, levamos nossos filhos, Camila e Thiago, ao SESC Arsenal e eis que fomos informados sobre a "Expedição Pacífico"... Ficamos para assistir e foi simplesmente sensacional!!! As crianças amaram e nós também... Desde então, meus filhos acessam alguns vídeos da Cia no YouTube.

Dominga dos Santos - 02/11/2017

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.