Notícias

Acompanhe aqui todas as nossas novidades!

22 Set 2023

O Aluno Sem Nome: Cia Truks apresenta em Guararapes espetáculo inovador que mescla linguagem teatral e jogos

Peça trata de assunto importante para o jovem, a Segurança no Trânsito. No cenário de uma delegacia de polícia, três investigadores precisam desvendar as causas de acidentes de trânsito que vitimaram três jovens

Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA TRUKS apresenta nos dias 25, 26 e 27 de setembro, na E.E. Prof. Aimone Sala, em Guararapes, o espetáculo O Aluno Sem Nome. Com uma linguagem inovadora inspirada no Escape Room, o grupo construiu um encantador jogo-teatro sobre o importante e necessário tema da Segurança no Trânsito, porém, de forma interativa, envolvente, leve e, sobretudo, atraente, desta vez para aos adolescentes. Serão oito apresentações na cidade, com um pequeno debate ao final do jogo. O patrocínio do projeto é da Óleos Menu, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução, Pronac 191523.

Teatro e Escape Room

A CIA TRUKS é a primeira companhia do Brasil a criar o jogo de escapada para adolescentes. A ideia de montar um espetáculo tão diferente dos trabalhos do repertório do grupo aconteceu no final de 2016, quando o diretor Henrique conheceu os Jogos de Escapada (Escape Room), em uma situação de lazer com a família. “Fomos colocados em um quarto de hotel dos anos 60 onde um assassinato ocorrera. Tínhamos de desvendar o crime ou não sairíamos mais daquele local.” Com passagens secretas, uma série de enigmas e mistérios a serem resolvidos, a experiência encantou a família toda. 

“Prestei muita atenção no meu filho de 9 anos, em como ele ficou envolvido e se transportou para outro espaço-tempo. Ele  mergulhou naquela realidade de uma forma intensa, ficou muito curioso”, lembra. “Vivemos naquela situação um enredo que a gente vive no teatro, onde também buscamos um total envolvimento do público com o que estamos fazendo. O jogo de escapada faz isso magnificamente bem.” Henrique ficou tão impressionado com a experiência vivida que alguns meses depois criou o seu próprio Escape Room, que é o Escape Júnior. 

Dinâmica e clima CSI

Envolvido nesse desafio de fazer uma ponte entre a atmosfera eletrizante criada no jogo de escapada e o teatro, o diretor abraçou a demanda de criar um espetáculo sobre Trânsito. “O projeto do espetáculo O Aluno Sem Nome me proporcionou criar um universo teatral associado ao Jogo de Escapada. Imaginei que os adolescentes entram numa sala, um universo paralelo, um espaço meio CSI, uma sucursal de uma delegacia de polícia”, comenta. Nessa inovadora iniciativa cênica, a Cia Truks se inspira e se utiliza da dinâmica dos jogos de escapada para criar uma experiência única: a plateia, caso queira sair da sala onde se vê repentinamente presa, terá que participar da trama, exercendo papéis primordiais no enredo. 

O enredo

Três misteriosos personagens, caracterizados como detetives da polícia, invadem uma sala de aula e convocam os alunos a auxiliá-los em uma investigação urgente. A porta da sala é trancada e, por baixo da porta, aparece uma misteriosa carta, escrita por um certo... Aluno Sem Nome. Ele desafia o grupo a desvendar os mistérios de três casos de mortes no trânsito, como forma de conscientizar a turma sobre os perigos que todos nós corremos, todos os dias, nas ruas de nossas cidades. A partir daí, os alunos terão 45 minutos para desvendar os segredos dos três casos. Agora cada indivíduo ali preso terá uma importante missão a cumprir para que todos consigam resolver os enigmas da aventura. Toda a experiência terá como fundo a necessidade de trabalho conjunto, considerando o protagonismo dos jovens como pedestres, usuários de transporte público, ciclistas e motociclistas. 

“Acredito que, com este formato, estamos chegando mais perto dos adolescentes do que com uma palestra, onde o adulto acaba virando meme. Temos nas mãos um instrumento muito bacana, o jogo-teatro, para falar de assuntos muito importantes para o jovem, que dizem respeito às suas próprias vidas”, conclui Henrique.

Ao final da experiência, os três atores farão um pequeno debate sobre questões relacionadas à segurança no trânsito.

Sobre o patrocínio

A empresa Óleos Menu, que teve o início da sua história na cidade de
Guararapes/SP em abril de 1968, alcançando hoje, o posto de uma das maiores
empresas do país no ramo de processamento de caroço de algodão. Reconhecida no mercado nacional e internacional pelo alto padrão de qualidade dos seus produtos e responsabilidade socioambiental, está patrocinando o projeto O Aluno Sem Nome - Pronac 191523, da Cia. Truks, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução. 

Ficha Técnica
Texto: Henrique Sitchin e Karina Prall. 

Direção: Henrique Sitchin.

Elenco Robson Emílio, Lidiane Rosa e José Valdir Albuquerque.

Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.

Datas e local: 

25/09 | 10h, 13h, 15h e 17h
26/09 | 10h, 13h, 15h, 17h e 19h30
27/09 | 15h, 17h e 19h30

E.E. Prof. Aimone Sala
Rua Hilário Milan, s/n 
CEP: 16700-000
Guararapes/SP

VOLTAR

O SENHOR DOS SONHOS

O SENHOR DOS SONHOS em Catanduva... simplesmente sensacional.... espero que voltem logo com outra apresentação.

Dimas - 11/10/2013

O SENHOR DOS SONHOS

Estamos encantados com o verdadeiro espetáculo o \"Senhor dos Sonhos\". Meu filho Lucas, nem piscou. Eu fiquei emocionada. Voces são demais.\r\nObrigada pelo encantamento.\r\nGorete e Lucas - 15/06/2010

Gorete e Lucas - 15/06/2010

SONHATÓRIO

Sempre levo meu filho í  peças infantis em diversos formatos. Neste domingo, sentei pra assistir com ele, no Shopping Metrópole a peça Sonhatório e confesso que foi a melhor que já vi na vida. Foi uma experiência incrí­vel. Envolve muita sensibilidade e criatividade. Além de dar muitas risadas, fiquei realmente emocionada com a mensagem transmitida pelos atores. A cada ato, uma surpresa, um riso e até uma lágrima. Parabéns! Aplausos de pé!

Cláudia - 02/02/2014

POR UMA ESTRELA

Adorei a peça \"Por Uma Estrela\" é realmente espetacular! Fui levar a minha filha de 7 anos pensando em ver uma historinha infantil, porém acabei ficando emocionado com uma grande história de amor interpretada com maestria pelos artistas que manipulavam os bonecos. Sinceramente tenho vontade de repetir a dose. Recomendo a todos!

Rene Padilha - 03/12/2012

SONHATÓRIO

Olá! Eu, minha esposa e minha filha assistimos o espetacular Sonhatório, apresentado em Cataguases/MG. Ficamos maravilhados com a criatividade , a inocência e a alegria desta peça . Fomos levados a um mundo de amor e fantasia . Levamos para casa uma impagável lição sobre o valor da inocência e da brincadeira. Atualmente o universo infantil está cada vez mais virtualizado , isso distancia as crianças do concreto, da inventividade , do calor humano , da brincadeira e dos sonhos. Sonhatório resgata o valor da inocência e da simplicidade. Obrigado aos doutores da Cia Truks por nós receitar como remédio a brincadeira!

Magno Oliveira - 20/08/2018

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.