Notícias

Acompanhe aqui todas as nossas novidades!

12 Mar 2024

Sumaré receberá peça e exposição da Cia. Truks em Março

Cia. Truks apresenta o espetáculo “Expedição Pacífico” nas escolas de Sumaré nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de março.

O lixo é um dos maiores problemas ambientais do nosso tempo. O plástico descartado pelo ser humano se acumula nos oceanos causando, entre outros graves problemas, a morte de animais. Enormes ilhas de plástico ficam concentradas em pontos específicos do oceano. Elas se formam devido à ação dos ventos e das correntes marítimas rotativas, que funcionam como redemoinhos, aprisionando esse material nos giros oceânicos, formando gigantescas "ilhas de plástico".

A questão da poluição ambiental é o mote do espetáculo Expedição Pacífico, que a a CIA. TRUKS apresenta em escolas de Sumaré nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de março com Patrocínio da PPG.

Nesse espetáculo a Cia. Truks trata de fazer da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico - cuja extensão já é maior do que vários Estados do Brasil juntos - uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano. Na história, dois “carroceiros” conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São gente simples e humilde, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. No entanto, na peça eles são representados como verdadeiros poetas.

Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, a partir de quase nada - apenas sacolas e lonas plásticas -, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras.

Exposição Sensorial

Em cada escola será montada uma exposição, com material reciclável, formada por quatro fases: Caminho sensorial, montanha de lixo, objetos com materiais que seriam descartados e banners explicativos sobre o ciclo de vida do lixo no meio ambiente, o tempo de decomposição dos materiais, o papel dos catadores de lixo e doenças decorrentes do acúmulo de lixo a céu aberto, entre outros temas. Tudo será montado e desmontado no espaço da escola, no mesmo dia da apresentação.

Sobre o patrocínio:

A PPG (NYSE: PPG), trabalha todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os seus clientes têm confiado há mais de 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolve os maiores desafios de seus clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, opera e inova em mais de 70 países e registra vendas líquidas de US$ 18.2 bilhões em 2023. Atende clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil.

A PPG está patrocinando o projeto Caminhos do Lixo, PRONAC 193258, com a peça Expedição Pacífico, da Cia. Truks, por meio da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. O espetáculo, destinado a crianças a partir de quatro anos, será apresentado em instituições de ensino de Sumaré, nos 18, 19, 20, 25 e 26 de março.

Confira os locais e datas das apresentações:

E.E. Professor Luis Henrique Marchi

Data: 18/03 às 10h30 e 13h30

Rua Guido Segalho, 250 - Jardim São Judas Tadeu – Sumaré/SP

E.E. Maria Rosa Carolino dos Santos

Data: 19 e 20/03 às 10h e 14h

Av. da Amizade, 4050 - Parque Silva Azevedo - Nova Veneza - Sumaré/SP

E.E. Ângelo Campo Dall'Orto

Data: 25 e 26/03 às 10h e 14h

Av. São Paulo, 466 - Nova Veneza - Sumaré/SP

VOLTAR

SONHATÓRIO

Sou apaixonada pelo trabalho de vocês, os acompanho há uns 15 anos e a cada novo espetáculo me encanto. Tenho um filho de nove anos que assistiu sua primeira peça de teatro com vocês e no sábado passado repetimos a dose com nosso caçula de 1 ano e meio. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que nos transporta para um mundo magico e de muita alegria. Adoramos o Sonhatório!!!

Renata Chaves - 28/07/2015

ÚLTIMA NOTÍCIA

Muito impressionante... com pedaços de jornal, criatividade, sensibilidade e muito mas muito talento vocês tocaram nossas almas. O mundo seria um lugar muito melhor se mais pessoas como vocês existissem. Parabéns pelo trabalho equipe do teatro Última Notí­cia. E obrigada por terem vindo á Guariba Sp. Flavia.

FLAVIA SGARBOSA GOMES DAMASIO - 22/03/2015

SONHATÓRIO

Boa noite! Hoje, no Sesc de Sao Jose dos Campos, tive a satisfação, o prazersei como me expressar) de conhecer a Cia Truks, com a peça Sonhatório. Que trabalho MARAVILHOSO!!! Quanta criatividade, quanta diversão. não sei quem ria mais, se eram as crianças ou os adultos, apesar de a peça ser direcionada para as crianças. Acho que parabéns seria pouco para dizer a voces... Tudo, sem exceção de nada, muuuuito bom. Desejo sucesso, reconhecimento e que vocês nao parem nunca com esse trabalhoengraçado, e acredito que sério ao mesmo tempo, devido a qualidade do trabalho). Podia escrever muuuito mais para falar bem de voces... mas para finalizar, agradeço por voces terem proporcionado a mim, a minha míe e ao meu sobrinho de 4 anos, uma tarde mais que especial. Tenho certeza que isso ficará registrado de uma forma muito gostosa na cabecinha dele, que saiu falando que a tarde foi muito divertida!!!! Muití­ssimo obrigado e um super parabéns a todos os envolvidos e principalmente para os artistas. Espero, de coração que chegue até eles esse recadinho que deixo aqui com muito carinho. Andrea

Andrea Regina Vidal Costa - 05/08/2014

ACAMPATÓRIO

Olá!! Hoje minha família e eu assistimos o Espetáculo Acampatório no Teatro Carlos Gomes em Blumenau. Queríamos parabeniza-los pela experiência divertida, criativa e inspiradora. Esperamos poder assisti-los novamente. Sucesso!!!

Cláudia Dimon Spengler - 15/04/2018

EXPEDIÇÃO PACÍFICO

Expedição Pacífico é fantástico. Só isso. Tudo isso. Dois personagens que são a história em si. Cujo suor vem da alma. Iluminação, trilha sonora, cenografia e atores são uma coisa só. Um todo. Com quase nada fazem tudo. Modestamente apresentam pra crianças e adultos o q é o mundo, e como se contrói, ou destrói. Minha filha se encantou e gargalhou. Eu chorei. Orgulho de gente q eu nem conheço. E qdo vinhamos pra casa, minha filha e eu falavamos sobre a tocha q minha filha tem q entregar amanha na escola. Ela queria passar na papelaria. E eu lhe disse: vc acabou de ver o mar, as montanhas, a grama, os passaros, os peixes e até uma linda bailaria tomarem vida apenas com sacos de lixo. Acho que vc consegue fazer uma tocha com coisas q temos em casa... E ainda saí com essa:"criança vem de criar, faz parte de vc q ainda tem os olhos e alma abertas." Meu mais profundo agradecimento a vcs. Nós, público, é q deveríamos inclinar o corpo ao final!

Celia Figueiredo - 11/08/2016

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.